Aprenda a ter chá sempre com você

Aprenda a ter chá sempre com você

Certa vez, um amigo me disse: Quer ver tudo ficar ainda melhor? Ande com um pouco de chá, se possível, vá aumentando seu chá a cada dia até chegar um ponto que você perca a noção do tanto de chá que carrega com você. Pensei, esse cara é maluco, o que chá tem a ver com minhas situações de relacionamentos e comunicação? Mesmo assim, quando perguntei se era pra andar com alguma marca específica, ele caiu na risada e me explicou do que realmente se tratava. O que seria o chá? É bem simples.

CONHECIMENTO – O conhecimento é algo mágico, fantástico, descobri a verdadeira importância do conhecimento após meus trinta anos. O conhecimento não exige idade, ele está sempre ao nosso alcance e o mais interessante é que quanto mais aprendemos, mais podemos aprender. É como se fosse uma bola de neve positiva. Outra coisa interessante que acontece é o desenvolvimento da humildade em nosso comportamento, pelo menos comigo, quanto mais conhecimento eu tenho, mais percebo o quão pouco eu sei. Lembra-me aquela frase de Platão “Sei que nada sei”. Outro detalhe que descobri e recomendo a todos, é utilizar técnicas de PNL no aprendizado, pois com a PNL é possível obter um processo de aprendizagem acelerado, por exemplo: Uma pessoa que usa PNL para aprender inglês, consegue em um prazo de três meses, muitas vezes obter melhores resultados do que ele mesmo ou outra pessoa que estuda há dois anos. Lembre-se, conhecimento nunca é demais, será sempre aproveitado e quanto mais você o tem, maior será sua capacidade de se relacionar em diferentes assuntos, pense nisso. Irá surpreender pessoas e isso conta.

HABILIDADE – A habilidade é algo interessante. Todos a desejam, mas nem todos querem pagar o preço pata tê-la. Se você quer ter habilidade em algum tipo de comportamento ou talento, precisa realmente começar do zero, ou seja, praticar. Lembre-se que a mente humana aprende por velocidade e repetição, isso significa que quanto mais você pratica algo, melhor fica naquilo. Vamos a um exemplo simples: quando você aprendeu a dirigir, foi estranho não foi? Você tinha que pensar em mil coisas ao mesmo tempo e parecia que não iria conseguir. Além de ligar o carro e verificar se o mesmo estava em ponto morto, precisava ajeitar o retrovisor central, os retrovisores laterais, logo em seguida precisava ajeitar o banco de acordo com sua altura e meio nervoso lembrava que ao pisar na embreagem e engatar a primeira marcha, deveria soltar o desembreio bem devagar enquanto acelerava proporcionalmente para que o carro não morresse. Quando o carro começasse a andar, poderia perceber que estavam esmagando o volante com as duas mãos e sua fisionomia de tensão era cômica. Não era assim? Hoje como você dirige? Provavelmente entra no carro pensando em outras coisas e sem perceber ao ligar o mesmo, vai dirigindo muito bem sem nenhuma tensão ou preocupação, e como você chegou a tal ponto? PRÁTICA, muita prática. Se você fizer o mesmo em qualquer assinto que escolha, posso te garantir que terá os mesmos resultados, qualquer coisa. Experimente praticar, por exemplo, se as pessoas se encontram visuais, auditivas ou sinestésicas, mas pratique mesmo. Talvez apenas vinte minutos por dia, em seis meses conseguirá resultados surpreendentes que farão grande diferença em sua vida. Lembre-se, pratique, pratique, pratique e depois pratique.

ATITUDE- Imagine alguém com um bom conhecimento, bastante habilidade, seja qual for o assunto, mas na hora de agir, não faz nada. Sequer mexe uma palha em relação à oportunidade que está a sua frente, seria ruim, não seria? Acredito que seria tão ruim como nadar, nadar e morrer de cansaço na praia, não é? Se você costuma ter atitude, ótimo, mas se o seu caso é dificuldades em tomar atitudes, aqui vão algumas dicas.

Atitude nada mais é do que a demonstrar uma intenção, muitas vezes você nem precisa fazer algo, apenas demonstrar. Mas lembre-se, esteja preparado para fazer caso precise, portanto evite ter uma atitude da qual vai se arrepender, pois você poderá precisar levar essa atitude adiante. Vamos dar um exemplo aqui: Vamos supor que você foi fazer uma entrevista para um emprego novo e seu entrevistador ou futuro chefe demonstre uma preocupação em como vai pegar seus filhos na escola, enquanto discute isso com sua mulher ao telefone você pensa e agora, o que eu faço? O camarada está nervoso, preocupado com os filhos e talvez isso até abale a minha entrevista. Oras, aproveite a oportunidade fantástica que está à sua frente, assim que ele desligar diga: Se me permite senhor, percebi sua preocupação quanto a seus filhos, também tenho filhos e sei como é. Posso ir buscá-los para o senhor, dirijo muito bem e alguém da empresa poderá ir comigo, se isso lhe ajudar é claro. Provavelmente o camarada vai dar outro jeito, como também ele pode dizer: ok vá em frente, aqui está o endereço. De qualquer forma, a sua atitude irá influenciar na decisão do futuro chefe, principalmente se correr tudo bem em seus negócios, graças a sua ajuda em ir buscar as crianças. Caso ele não precise de você, valeu o fato de demonstrar interesse em ajudar, aliás, isso é o que acontece na maioria dos casos. Costumo brincar muito com isso, oferecer um tipo de ajuda que as pessoas não irão aceitar, mas ficam surpresas com sua intenção e é isso que conta nessa hora. Mas tome cuidado, sempre existe o risco de você precisar dar sequência em sua atitude, portanto seja o mais coerente possível e faça com amor. O tempo todo o pessoas em nossa volta estão nos avaliando pela nossa atitude, nossas decisões em fazer algo, seja por nós mesmos ou por alguém. Aqui vai uma dica mágica, que realmente vai encantar pessoas: tenha a atitude de dizer pras pessoas o quanto elas estão melhores, mais bonitas, mais jovens, o quanto falam bem, dirigem bem, jogam bem, o quanto são inteligentes ou mesmo o quanto você aprendeu com ela naquela conversa. Tenha a atitude de dar ao outro o que é dele, a atitude de dizer a verdade em relação à suas qualidades. Acredite isso é mágico, na hora em que tiver uma atitude assim, perceberá reações diferentes na pessoa, positivas é claro. Existe um ditado que adoro e é assim: Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio. Vamos lá, comece com a atitude de treinar com pequenas coisas, perceba os ganhos e vá ampliando seu horizonte tem certeza que consegue. Boa sorte.

Exercício de hoje – Durante todo o dia use todo seu conhecimento e ganhe habilidade praticando elogios ao máximo de pessoas que puder, perceba suas reações e também como se sentirá ao final do dia. Se você se sentir um poderoso mago, transformador de pessoas, não estranhe, você está no caminho certo.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: