Metáforas

Metáforas

 

Eu particularmente, gosto muito de metáforas. As metáforas tem o poder de abrir a mente das pessoas e como já dizia Albert Einstein, quando uma mente se abre para uma nova ideia, ela jamais volta a seu tamanho original. Adoro isso, gosto de modificar as ideias das pessoas, faze-las pensar, refletir, enxergar de outra perspectiva, é muito gratificante. Através das metáforas, podemos passar uma ideia para outra pessoa de uma maneira extremamente elegante e educada, pois as metáforas tem essa característica, de uma maneira muito sutil e agradável, podemos implantar uma ideia ou mesmo abrir uma nova porta para uma nova maneira de ver as coisas. Dizem que é necessário certo grau de inteligência para conseguirmos desenvolver uma relação entre uma metáfora e uma situação real de nossas vidas, sendo que desta forma podemos perceber como certo comportamento pode ser útil para nossa vida através da nova perspectiva percebida em uma metáfora. Metáfora é uma estória, conto, ou mesmo fato, como objetivo de induzir uma sugestão de relação com alguma situação, visando despertar uma nova percepção e consequentemente um novo comportamento. Também é considerada uma maneira subliminar de influenciar pessoas. Muitas vezes, também podemos contar uma metáfora a alguém, sem nenhuma intenção de sugerir algo, porém essa pessoa pode perceber algo novo, por conta própria e enxergar uma nova luz, um despertar. As metáforas são mais perceptíveis a nível inconsciente, ou seja, de alguma forma, nossa mente inconsciente, encontra uma melhor maneira de interpretar o assunto ou até mesmo encontrar uma solução muito criativa ou tão simples que não foram enxergadas antes.

Gosto bastante de metáforas curtas, principalmente quando me comunico e quero propor um novo significado á alguém. Nunca me esqueço de um cliente que me contou o quanto sofria em sua vida, desde a adolescência tinha dificuldades financeiras e precisava cuidar de sua mãe, a qual não tinha uma boa saúde. Após terminar de falar, olhei bem fundo em seus olhos e disse: “Na vida, as arvores mais fortes, são aquelas que crescem contra os ventos”, ele parou, ficou estagnado, com cara de viajando na maionese e depois de uns dois dias, me ligou e disse que nunca ouvira algo tão forte, do qual lhe propôs um novo significado na vida. Bom, eu não sei o quanto eu o afetei positivamente, mas sei que toda vez que me vê, abre um imenso sorriso e lembra-se do que eu disse a ele. Quando quiser realmente entrar na mente de alguém, observe alguma queixa da pessoa e desenvolva uma metáfora que de alguma forma tenha uma relação com o que esta acontecendo. As metáforas mudam as ideias das pessoas, elas são delicadas, jamais impõem, simplesmente sugerem tão levemente que entra no inconsciente de uma maneira leve o bastante para nem ser percebida e de uma maneira mágica se instala no coração do outro. Quando estava pensando em escrever meu primeiro livro, justamente este que está lendo, por alguns dias ficou duvidando de minha capacidade, estava inseguro, pois nunca havia escrito um livro antes, sequer imaginava como seria todo o processo. Certo dia estava chovendo e conversava com um amigo, na porta da escola de minha filha e comentei sobre minha insegurança e dúvida sobre como escrever um livro e sem ser convidado para o assunto, o pipoqueiro se dirigiu a mim e disse “se você acredita que consegue, ou que não consegue, têm toda razão”. Fiquei pasmo, pois esta metáfora teve um impacto tão forte sobre minha vida que atribuo este livro, graças aquela frase, pois talvez ainda não tivesse escrito se não fosse aquela frase, como vou saber? Mas garanto que esta metáfora contribuiu em vários aspectos de minha vida, me proporcionando grandes resultados, aliás, esta metáfora, se transformou em uma crença positiva que tem alavancado tudo o que tem de bom para minha vida.

Exercício de hoje - Analise duas pessoas que costuma conversar e desenvolva uma metáfora curta, algo que quando disser, criará uma relação entre a metáfora e algum fato da vida da pessoa que possa ser ressignificado. Algumas pessoas entenderão de imediato, algumas entenderão de maneira diferente da que estava propondo e em outros casos, entenderão alguns dias depois, mas com certeza, trará resultados para quem escuta e para quem conta. Tudo o que a mente humana pode imaginar, ela pode alcançar.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: