Modelagem

Modelagem

 

 

Para aquelas pessoas que querem adquirir um novo hábito, e sentem alguma dificuldade de iniciar um treinamento através da prática, existe um exercício de neurolinguistica que é fantástico e muito poderoso, a modelagem. A modelagem consiste em conseguirmos atingir um objetivo executando algum comportamento do qual normalmente teríamos alguma dificuldade, por exemplo: Um garoto que gosta de jogar futebol, mas que normalmente se sente inseguro quando vai participar de uma partida. Oras você deve saber que a mente humana não sabe a diferença do que é real ou imaginário, dessa forma vamos nos aproveitar disso. Esse garoto vai fechar seus olhos e começar a imaginar sua partida de futebol exatamente como ele gostaria que fosse, com todos os detalhes possíveis, ele vai escolher um ídolo do futebol mundial e vai jogar bola com ele, tudo na sua imaginação, seu ídolo irá lhe ensinar muitos truques, maneiras de bater na bola e como se comportar em campo. Também lhe ensinará a dar entrevistas, e como falar com seus fãs. Quanto mais rico em detalhes for seu pensamento no sentido de imaginação, melhor será o resultado do exercício. No final da partida imaginária, você garoto poderá convidar esse seu ídolo a jogar no seu lugar toda vez que for convidado. Ele pode imaginar que cada vez que esse garoto entrar em campo, seu ídolo irá assumir o controle de todas as suas jogadas, seus movimentos serão perfeitos, a maneira de parar a bola, seu jeito de olhar, de sorrir, a camisa para fora, meias abaixadas, etc. Assim que o garoto entrar em campo,deverá permitir que seu ídolo atue em seu lugar, o garoto só precisa acreditar que é possível seu ídolo jogar no seu lugar, o resto acontece naturalmente e os resultados aparecem com certeza absoluta. A mente desse garoto realmente acredita que é seu ídolo jogando, consequentemente a capacidade de autoconfiança aumenta e de uma maneira mais leve e sem o peso da responsabilidade de ter que jogar bem, o garoto em si passa a atingir seu potencial máximo dentro de uma partida de futebol. O ser humano num geral tem dificuldade de acreditar em si, porém acredita muito em outras pessoas, o que nós não sabemos é que sempre projetamos-nos outros somente o que temos dentro de nós. Se você admira a educação de alguém, significa que aquela mesma educação existe dentro de você, caso contrario você seria incapaz de identificar a própria educação. Isso vale para coisas boas e más, por isso tome cuidado com julgamentos, quando você não gostar de alguém, significa que aquele comportamento indesejável da outra pessoa de alguma forma existe dentro de você, talvez você ache interessante refletir onde exatamente você se identifica com aquilo que não está gostando. Pense nisso. Eu particularmente, antes de conhecer a neurolinguistica, era um rapaz extremamente impaciente e agressivo, quase sempre com muita pressa para tudo e raramente educado. Certa vez, no curso de neurolinguistica, conheci um senhor de 50 anos que me chamou muito a atenção. Comecei a observar esse senhor e a admirar o quanto ele era educado, realmente era impressionante o quanto uma pessoa podia chamar a atenção dos outros simplesmente com a educação que tinha. Certa vez, fomos almoçar em três pessoas, e fiquei espantado em ver que eu e outro amigo nos servíamos num desses restaurantes self servisse, e nos dirigíamos para a mesa, e a mediada em que me aproximava da mesa, reparei que o J.B não havia começado a almoçar, chegamos á mesa e com muito cuidado ele se levantou, sorriu para nós e com uma voz agradável acompanhado de um gesto suave com as mãos disse, bom apetite. Cara sei que parece muito simples, mas fiquei impressionado com tanta educação, pensei comigo mesmo, já pensou esse cara vendendo algo, deve ser impossível alguém recusar uma de suas vendas, ele realmente incrível. Durante uma das aulas do curso, onde iríamos aprender o exercício de modelagem, pediram para um voluntário citar algum exemplo onde admirasse um comportamento em alguém e que achasse que fosse difícil ter o tal comportamento. Eu como voluntário citei a fantástica educação do meu amigo J.B. e disse que adoraria ser tão educado quanto ele, embora acreditasse que fosse impossível me tornar 10% daquele exemplo em pessoa. Bom, fiquei surpreso quando meu instrutor olhou dentro dos meus olhos e perguntou se eu sabia que nós só enxergávamos nas outras pessoas o que existia dentro de nós. Fiquei confuso, mas ele continuou, sabe Ricardo, somos como projetores de imagens, nós projetamo-nos outro o que está dentro de nós, e isso foi bom porque me mostrou que eu tinha aquele comportamento fantástico dentro de mim, o que faltava era simplesmente saber exteriorizar tal comportamento. Como a principio eu me sentia muito inseguro em ser tão educado como meu amigo, começou a praticar o exercício de modelagem, nas situações em que eu gostaria de ser educado e chamar a atenção com tal comportamento, eu simplesmente imaginava o próprio J.B. assumindo o controle, eu usava o tom de voz dele, os gestos dele e até mesmo copiava seu sorriso. Comecei a me vestir parecido e ter a mesma paciência em ouvir as pessoas demonstrando interesse em seus assuntos por mais que fossem simples. Confesso que os primeiros momentos foram bem desconfortáveis, parecendo que eu estava sendo falso e superficial, mas a realidade é que eu me sentia desconfortável por não estar acostumado a ser tão educado e isso era bem estranho. Bom, todos sabem que para adquirirmos um hábito novo, no caso da educação, é preciso praticar tanto a ponto de se tornar automático e natural, e foi isso que eu fiz, pratiquei, pratiquei e pratiquei. Depois de mais ou menos um mês praticando a modelagem, estava em uma escola particular conversando com uma diretora de escola, a qual eu tentava oferecer meu produto, quando entrou uma senhora com dois cafezinhos, e vindo em nossa direção, eu me levantei, olhei bem fundo nos olhos dela e disse muito obrigado dona Maria, a senhora é muito gentil. Assustei-me, pois essa mesma senhora se emocionou, e começou a chorar. A principio eu pensei que ela estivesse com algum sério problema, mas não foi isso, quando ela foi amparada pelas outras diretoras confessou que nunca em vinte anos de serviço ninguém agradeceu tão gentilmente pelo café, ainda mais se levantando e ao mesmo tempo em que olhava em seus olhos com um grande sorriso a chamava pelo nome que estava de maneira clara em seu crachá. Sabem o que aconteceu? Todas aquelas diretoras quiseram conhecer o tal rapaz educado, que era eu mesmo e acabei por vender meu produto e me tornei inesquecível para elas. O impressionante foi perceber que de tanto praticar a modelagem, no caso da educação, eu tive aquele gesto sem nem mesmo perceber e foi aí que me certifiquei que tinha automatizado tal comportamento. È bem interessante concluir o assunto dizendo que, depois de muita prática no exercício de modelagem, se você tentar não ser mais tão educado, você sente um desconforto ainda maior do que aquele do início quando não conseguia ser educado. Não tem mais volta, você muda e altera todos os resultados também, acredite, funciona.

 

Exercício de hoje - Escolha um comportamento que gostaria de adquirir para alguma situação em que também gostaria de obter sucesso. Em seguida, escolha uma pessoa que tem esse comportamento que tanto deseja. Essa pessoa pode ser um amigo, vizinho, professor, ator, qualquer pessoa, o importante é você ter certeza de que esse indivíduo se sairia muito bem na situação em que você normalmente tem dificuldade. Uma vez escolhido o comportamento e a pessoa a ser modelada, ao enfrentar a situação problema ou dificuldade, permita que ao invés de você resolver a questão, imagine que de alguma forma, a pessoa e comportamento modelado, te incorpore e tome conta da situação, agindo, sentindo, vendo e escutando exatamente como é a pessoa e comportamento que tanto admira. Deixe de lado a sua responsabilidade e permita que o comportamento modelado tome conta da situação. Lembre-se, não é você que está ali e sim a pessoa que tanto admira e que tem facilidade para tal situação. Não cabe mais a você, você sai de cena e quem cuida de tudo é aquela pessoa, aquele comportamento que permitiu assumir o controle. Faça apenas isso e observe os resultados, com certeza serão surpreendentes. Você pode fazer isso quantas vezes quiserem, em qualquer lugar, em qualquer situação, pois é muito poderoso. Vá em frente, é possível.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: