Movimentos

Movimentos

 

Vocês já sabem que na comunicação, 7% são apenas palavras, enquanto 38% representam a maneira como dizemos algo, não é? Entretanto, podemos lembrar que 55% da comunicação são representados pela comunicação não verbal, ou seja, sem nenhuma palavra, podemos transmitir informações e nos comunicar de uma maneira extremamente eficiente.

Os movimentos corporais representam exatamente o que acontece dentro de nós, talvez você perceba que quando alguém está muito agitado, dificilmente se movimenta de uma maneira leve e calma. Também acontece com quem está calmo e tranquilo internamente, pois jamais fará movimentos bruscos e agressivos, enquanto está calmo por dentro. O mundo exterior depende do mundo interior, acredite, assim é muito melhor para nós, pois desta forma podemos desenvolver o controle emocional e parar de sermos fantoches dos quais as sensações dependem exclusivamente do que acontece fora de nós, é melhor que façamos o contrário, consigamos expressar ao mundo a maneira como estamos nos sentindo internamente.

Sabendo a importância da comunicação não verbal, como movimentos, por exemplo, podemos usar essa vantagem a nosso favor, não é? Quando estamos em uma negociação, podemos perceber como a pessoa se sente através de seus movimentos, expressões, maneira de olhar, etc., mas a questão é como podemos aproveitar os movimentos e interpretarmos essa característica da melhor maneira possível? A resposta é simples. Perceba enquanto as pessoas falam a quantidade de movimentos que fazem, alguns mexem as mãos levemente ou bruscamente, outros precisam balançar as pernas, mexer a cabeça, abrir os braços e assim por diante. Tenho um amigo que me dá a impressão que se segurarem seus braços enquanto fala, ele terá um troço ou não conseguirá falar, é muito gesticulador.

Acho muito interessante sabermos que cada gesto tem sua importância, pelo menos para aquela pessoa e isso é importante para nós, se quisermos nos relacionar bem com esta pessoa, é claro. Comece a prestar atenção nos movimentos que as pessoas têm enquanto falam com você ou outra pessoa, até mesmo gestos parecidos, tem movimentos diferentes, velocidades diferentes, tempos diferentes e assim vai. Comece a decorar e valorizar os movimentos das pessoas, sabendo que fazem aquilo, daquela forma por algum motivo, com alguma intenção positiva, mesmo que seja para ela própria. Nenhum movimento é em vão, todos tem significado, todos são importantes e merecem nosso respeito. A grande dica é simples, porém muito poderosa. Ao perceber os tipos de movimentos que outras pessoas utilizam, comece a usar os mesmo movimentos, a mesma velocidade, o mesmo tempo, enquanto fala com ela. Enquanto a pessoa fala com você, observe, observe e observe, de maneira discreta, é claro e quando for sua vez de falar, faça os mesmos movimentos, tudo muito parecido e note como aos poucos ou muito rápido, essa pessoa começa a demonstrar um maior interesse em você e no que você fala, é impressionante como funciona.

Exercício de hoje- Passe o dia inteiro percebendo os movimentos das pessoas. Quando elas falam, quando não falam, quando estão calmas, estressadas, ansiosas, apreensivas, desconfiadas, perceba tudo em todos, note como este mundo de movimentos é rico e cheio de novidades e informações. Perceba também os seus movimentos, como eles são, como acontecem e porque acontecem se conheça um pouco mais e depois de treinar esta percepção, comece a praticar com os outros e com você mesmo. Se estiver em um dia agitado ou nervoso, comece a fazer as coisas de uma maneira mais lenta e com movimentos tranquilos, verá como os simples movimentos irão influenciar sua mente, lhe transmitindo um maior equilíbrio como irá também influenciar as pessoas em sua volta, simplesmente com seus simples movimentos. Vamos lá, movimente-se adequadamente.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: