Níveis de Rapport

Níveis de Rapport

 

Vocês já sabem que rapport é uma palavra francesa que significa empatia, ou seja, a capacidade de construir um relacionamento mútuo de confiança, respeito e admiração. Algumas pessoas tem tal habilidade tão desenvolvida que, muitas vezes acabam passando do ponto necessário para algum tipo de objetivo. Um bom rapport pode gerar uma sensação tão boa que é capaz de proporcionar um pensamento, uma ideia ou mesmo conquistar um grupo de pessoas. Um bom rapport é extremamente poderoso, capaz de fazer uma pessoa largar as drogas, mesmo depois de tantas tentativas frustradas. Um bom rapport prende a atenção das pessoas e faz com que elas se sintam importantes e aceitas. Muitas vezes, nós não precisamos concordar com os outros, mas o fato de entender as pessoas, já faz toda diferença. É muito importante praticar, pois com a pratica, podemos ampliar cada vez mais nossa habilidade e realmente virar um expert no assunto, muitas vezes perdemos a noção do quanto somos capazes e desta forma, podemos perder o controle da situação. Não tem nada de errado em ser bom no rapport, porém, mais importante que tudo, é saber o que se quer qual seu objetivo, ter um alvo, uma meta, qualquer coisa que te direcione com referência, pois assim, você poderá perceber o objetivo atingido. Saber o que se quer antes de iniciar um bom relacionamento facilita para que você não desperdice energia e consiga resultados proporcionais ao seu esforço.  Existem alguns níveis de rapport, cada qual para seu objetivo, imagine se estou negociando com uma cliente, sobre a venda de meu produto e de repente lhe envio flores. Isso pode soar mal, dando a impressão de uma cantada, mas também agradar tanto a mulher, que a mesma resolva desenvolver um relacionamento amoroso, mas será que era essa minha intenção? Devemos estabelecer o rapport de acordo com o que queremos na dose certa para o contexto, tendo o conhecimento do assunto, porém mantendo o controle da situação.

O rapport pode ser: Sofrível, frio, neutro, morno, de compreensão, de identificação, quente, aconchegante, muito quente ou até mesmo de sedução. Vamos supor que você não queira se relacionar com alguém, você pode sim estabelecer um rapport sofrível, atendendo um telefone e saindo do local. Como também pode construir um rapport de identificação, que é o recomendado para negócios e vendas, não vá achar que deve ser aconchegante com o cliente, pois o tiro sairá pela culatra. Saiba que é muito fácil estabelecer um rapport de sedução, principalmente quando temos este conhecimento e habilidade no assunto, entretanto, haverá consequências graves, caso seja algo impensado ou por diversão, pode acreditar.

É muito importante saber para onde você quer ir e o que realmente quer conquistar, pois assim, poderá manter o equilíbrio e controlar a situação, sem contar que as pessoas percebem quando temos boas intenções e dessa forma conquistamos seu respeito e admiração.

Exercício de hoje – Escolha uma situação para construir um bom rapport e faça somente o necessário para tal contexto, se quer seduzir, seduza, mas se vai fazer uma venda, desenvolva um rapport de compreensão ou identificação, somente isso, sem passar do ponto ou deixar a desejar. Existe sempre uma maneira de dizer com o melhor tom, na hora apropriada, pra pessoa certa, com as palavras chaves, com boas intenções e assim atingirá os melhores resultados. Controle o rapport, muitas vezes usará tudo o que sabe, outras vezes, basta um pouquinho de atenção e pronto, ganhou. Se você não controlar o que sabe, alguém irá controlar o que você não sabe que sabe.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: