O poder da recontextualização

O poder da recontextualização

 

 

Recontextualizar é dar outro significado para algo que possa ser visto de uma maneira diferente. A questão é que sempre há uma maneira de enxergar melhor qualquer situação ou mesmo um comportamento. Vamos supor que alguém tenha uma queixa e reclama constantemente, pois essa pessoa tem um ponto de vista formado sobre tal situação, é possível que quando essa pessoa estiver mais uma vez se queixando, alguém com certa habilidade auxilia com que essa pessoa enxergue tudo aquilo de uma maneira diferente, se possível de uma maneira melhor, mais leve e agradável, por exemplo: Certa vez estava trabalhando em frente a um Buffet infantil, quando percebi uma movimentação de dois policiais abordando um automóvel com dois suspeitos dentro. Tudo andava normal e me chamou a atenção um rapaz que era segurança do Buffet observando os policiais de uma maneira diferente. Sem que eu perguntasse nada ele começou a me contar o quanto ele queria ser policial, disse que já tentou passar no teste duas vezes e foi reprovado no teste psicológico. À medida que me contava o caso, percebi nele uma grande frustração e falta de esperança de realizar seu sonho. Ele ficava dizendo, onde será que eu errei? Será que foi minha ansiedade? Será que foi minha euforia em demonstrar tanto interesse? Sei lá, disse ele, com os ombros caídos e a voz desanimada, talvez mais pra frente quem saiba, o disse. Nesse momento, não pude deixar pra lá, precisava dizer algo, é muito ruim quando alguém se lamenta e nós não encontramos palavras para ajudar, é uma sensação de impotência. Observei bem o rapaz durante os próximos cinco minutos, voltei a conversar com ele e perguntei se ele realmente não sabia por que tinha sido reprovado, pois eu sabia e perguntei também se ele gostaria mesmo de saber, criei um suspense. Ele disse; claro que quero saber, o que você acha que foi? Eu disse, eu não acho, eu tenho certeza. Meu amigo, você é inteligente, tem presença, conversa bem e é educado. Também percebi que está o tempo todo ajudando aos clientes, mesmo quando não é solicitado, sabe se vestir de maneira adequada e pensa no futuro de uma maneira saudável e coerente. Será que você não percebeu que é bom demais para ser um policial militar? Sim, isso mesmo, um rapaz normal pode ser um policial militar, mas você está acima da média. Uma vez vi um cara ser reprovado em um teste de futebol, pois a maioria das pessoas não viu nada de especial nele, mas, no entanto se tratava de um craque que estava tão adiantado em que nós não o acompanhávamos em seu raciocínio e suas jogadas. As pessoas realmente o trataram como um peixe fora da água, no entanto quando esse camarada caiu nas mãos de quem entendia bem do assunto, foi muito bem aproveitado se transformando em profissional de sucesso. Será que não é isso que está acontecendo com você? Disse ao rapaz, demonstrando confiança nas palavras. Além de tudo isso, posso te fazer uma pergunta? Claro, disse ele. Você acredita em Deus? Sim, claro, com certeza. Pois bem, você já parou pra pensar em qual será o motivo pelo qual ele não permitiu que você fosse aceito na policia? Sabemos que às vezes nós temos uma idéia, mas Deus sempre tem uma idéia melhor, pense nisso. Esse foi o momento mágico, percebi que seus olhos brilhavam enquanto tentava controlar seu sorriso enorme, parecia que tinha descoberto um tesouro, mudando completamente seu estado emocional de frustração para fé, esperança e cheio de autoestima. Enxergou a situação com outros olhos, foi uma recontextualização incrível. Na verdade nunca saberemos o que ele realmente sentiu com aquela recontextualização, mas sei que ele se sentiu muito bem, tanto é que voltou a estudar e a fazer inglês com o objetivo de trabalhar como agente de segurança particular para grandes empresários, onde teria um ótimo salário e benefícios.

 

Exercício de hoje – aproveite todas as oportunidades para praticar a recontextualização. Procure estar atento às palavras das pessoas e sempre que puder, transfira a queixa de qualquer pessoa para outro contexto em que aquela situação ou queixa se enquadre de uma maneira melhor e mais proveitosa. Se possível, use sempre o nome da pessoa, acompanhado do tempo e espaço. Por exemplo, se alguém chega a você e diz: Meu chefe é muito reclamão e mau humorado. Você pode dizer: Ricardo, isso é muito bom quando queremos que nosso chefe seja sincero e com isso podemos estar cientes do quanto estamos lhe agradando ou não. Lembre-se, ao recontextualizar, use sempre o nome da pessoa para que o exercício tenha um efeito melhor. Crie o hábito de recontextualizar o tempo todo, você irá ter muitos ganhos com essa pratica, acredite.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: