Porque evitar o “NÃO” e a linguagem negativa

Porque evitar o “NÃO” e a linguagem negativa

 

 

A linguagem tem como objetivo estabelecer a comunicação entre os seres humanos, dessa forma quanto mais precisa for à linguagem, melhor será o resultado da comunicação. O interessante é saber que a palavra “não”, por si só, não tem significado algum, logo o cérebro se concentra no que vem depois do “não”.

A mente humana para saber no que não pensar, precisa primeiro pensar.

Não pense em uma pessoa importante para você.

Pense em uma pessoa importante para você.

Analisando as duas frases acima talvez você tenha percebido que pensou na mesma coisa, não é? Assim , quando queremos um resultado é muito melhor nos referirmos ao que queremos, por exemplo:

Não corra com o carro na estrada.

É muito comum as pessoas dizerem para outras justamente o que não querem então dizem o que realmente querem. Sabe o que acontece? Para alguém entender que não é para correr na estrada, essa mesma pessoa precisa primeiro criar uma imagem, uma cena do que é não  correr para depois entender que não é aquilo que deve ser feito, só que dessa forma a imagem criada para entender o que não é para ser feito faz com que a mente fixe aquela idéia. No caso do exemplo usado poderíamos simplesmente dizer, ande devagar e com cuidado na estrada. Pode reparar como em sua mente foi criada outra imagem diferente do que quando foi usada a palavra “não”. Outro exemplo: Em caso de incêndio não use o elevador. Quais as imagens que foram criadas em sua mente? Será que por um momento você imaginou alguém ou você mesmo indo para o elevador? Qual será a reação das pessoas que lêem isso, caso aconteça mesmo um incêndio? Não seria mais prático e eficaz dizer: Em caso de incêndio use as escadas, já que é esse o real objetivo? Lembre-se, principalmente numa situação de desespero é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer, para depois no que fazer. A linguagem mais rápida e eficaz é dizer justamente o que fazer, assim sempre terá melhores resultados.

 

O uso da linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar

 

É muito comum, até mesmo em propagandas ouvirmos a seguinte frase: Se beber , não dirija. Seria muito mais eficaz dizer: Se beber chame um táxi, ou, se beber peque uma carona. Experimente dizer para uma criança que acaba de pegar uma bolinha de gude nas mãos, o seguinte: Não vai por a bolinha na boca, hein nenê. Não pode por na boca, tá? Adivinha o que ela vai fazer? Pois é, e que deu a idéia foi você mesmo. No caso, se quisermos evitar que uma criança ponha a bolinha na boca, poderíamos desviar a atenção dela para bem longe daquilo que queremos evitar, por exemplo: Segure essa bolinha bem firme nas mãos, ela tem medo de cair, até que você pegue essa bolinha, pois é mesmo perigoso para uma criança. Experimente também dizer para uma mulher: Puxa, até que você não está tão gorda, você não está mais com aquele barrigão. Pronto a porcaria está feita, pois para essa mulher entender o que você quer dizer, ela teve que primeiro imaginar e criar varias cenas mentais relacionadas às palavras que você disse, como por exemplo: gorda, barrigão e tudo mais. Sem que ninguém percebesse essas imagens relacionadas a tais palavras proporcionaram sensações respectivas e alteraram o comportamento da mulher. Seria muito melhor, já que temos a intenção de fazer a mulher se sentir bem, dizer: Puxa, como você está magra e bonita, sua barriguinha esta maravilhosa, parabéns. Para ela entender o significado de magra, bonita e até mesmo a palavra parabéns, sua mente irá buscar informações dentro de sua experiência de vida relacionada a cada palavra dita. Pratique, vale a pena.

Caso você precisasse pintar sua casa nova, você diria a alguém: Por favor, pinte esta parede de não amarelo. (qualquer cor menos amarela?).

Como já disse é muito comum usarmos uma linguagem negativas também com as crianças, e sequer percebemos que o erro é de quem transmite a informação e não de quem recebe.

Exemplos com crianças:

        

       Errado                                     melhor

 

Não mexa nisto                        Vá brincar com aquilo

Cuidado para não cair              Olhe o degrau, preste atenção na escada.

Não é que eu te acho chata       Eu te acho legal

Não fique aborrecido                Fique tranqüilo

 

Em alguns casos podemos usar o não de uma forma proposital para atingir resultados.

 

Você não precisa se arrumar para ir à festa com a gente.

Juninho, você não vai comer toda comidinha, vai?

Não olhe para trás agora. (advinha o que a pessoa vai quere fazer?).

Existem situações em que as pessoas irão fazer exatamente o que nós pedimos para não fazer. Todos nós conhecemos algumas pessoas que querendo nos ajudar, nos dizem e aos outros o que não fazer. O que fazem de maneira inconsciente é chamar nossa atenção justamente para aquilo que elas não querem que façamos. A maioria das pessoas também usa a linguagem negativa consigo mesmo, sem perceber o grande mal que está causando a si próprio, criando um hábito de palavras, imagens e sensações. Algumas pessoas dizem, não quero pensar mais nisso, e continuam pensando. Existe a tendência de pensarmos no que não queremos fazer e logo em seguida estamos fazendo aquilo.

Em vez de dizermos o que não queremos, podemos dizer somente o que queremos. Tente isto, faça um teste ou mesmo exercite transformar todas as palavras e frases negativas em positivas. O que você tem dito aos outros ou para você mesmo que poderia ser melhorado? Se você obtiver esta prática em sua vida, irá obter resultados fantásticos, acredite.

 

Alguns exemplos usados no dia a dia:

 

 

Em vez de:                                                                           Use:

 

Não pense em...                                                      Pense em...

Em caso de incêndio não use o elevador                Em caso de incêndio use a escada

Não se preocupe                                                     Fique tranqüilo

Não se aborreça                                                      Esqueça

Não se esqueça de mim                                               Lembre-se de mim

Não se esqueça de ligar                                           Lembre-se de ligar

Se beber álcool, não dirija                                       Se beber álcool, chame um táxi.

Nunca tranque o cruzamento                                   deixe o cruzamento livre

Não entre em pânico                                                Fique calmo

Não quero comer doces                                                  Quero comer comidas saudáveis

Não quero engordar                                                        Quero emagrecer

Não pinte esta parede amarelo                                        Pinte esta parede de vermelho

Não quero perder tempo                                                 Quero aproveitar o tempo

Não quero me atrasar                                                       Quero chegar no horário

Não suba na cadeira                                                         Sente na cadeira

Não coloque papel no vaso                                               Coloque papel no cesto 

 

Crie o hábito usar a linguagem com palavras e frases positivas se referindo sempre ao que você quer, caso queira que façam exatamente aquilo que deseja.

                            

 

Exercício de hoje – Tudo o que for falar, seja com quem for, lembre-se de dizer exatamente o que quer e evite dizer o que não quer. Lembre-se que para a pessoa entender o que diz, ela precisa antes imaginar criando uma imagem mental daquilo que você está mencionando. Quando for dizer algo, pare e pense se a frase pode ser modificada para que se diga somente o que se quer, proporcionando assim uma comunicação mais objetiva e eficaz.

 

 

 

 

 

 

 

 

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: