Ritmos

Ritmos

 

Você já deve ter percebido, é claro, que tudo na vida tem um ritmo. As músicas têm ritmos diferentes, as pessoas andam em ritmos diferentes, dependendo de como estão se comportando, a respiração tem seu ritmo, para jantar temos ritmos, para praticar esportes, temos ritmos e até mesmo os planetas de nossa galáxia tem seus ritmos, tudo de forma que possam manter harmonia e congruência. Na comunicação, também existe ritmo. Ritmo com o corpo, ritmo na respiração e principalmente com as palavras. Algumas pessoas falam em ritmo de radialista de futebol, são rápidos e precisamos nos esforçar para entender. Outras pessoas falam cantando, parece que até rimam algumas palavras. Também temos pessoas quando falam, usam pausas, param para pensar e depois continuam falando. Enfim, todos usamos ritmos diferentes para falar, até podemos achar que o ritmo de alguém falando e igual de outra pessoa, mas a verdade é que são parecidos e não iguais, ok? Imagine a seguinte cena, uma pessoa que tem o ritmo acelerado para falar, enquanto a outra pessoa que participa da conversa tem um ritmo bem lento, com certeza alguém ficará irritado nesta história. Isso acontece pelo fato de serem pessoas com ritmos diferentes e isso, por incrível que pareça, pode irritar logo de cara e destruir um bom rapport.

A dica é simples, porém poderá fazer grande diferença na construção de um bom rapport. Quando estiver conversando com alguém, seja pessoalmente ou pelo telefone, note o ritmo que a pessoa usa como é a velocidade de suas palavras, se usa pausas curtas ou longas entre uma frase e outra e comece a calibrar, ou seja, se adequar a esses detalhes. Assim que for falar, use o mesmo método, siga o mesmo processo, se a pessoa tem ritmo lento, tenha também, e se a pessoa tem ritmo mais acelerado, vá em frente e pise no acelerador. Desta forma, de uma maneira inconsciente, a pessoa se identificará com você e iniciará um rapport extremamente agradável e eficiente. Lembre-se, é necessário flexibilidade de sua parte para modificar seu próprio comportamento e se adaptar a outra pessoa, porém vale a pena.

Exercício de hoje- Reparem em pessoas próximas como elas usam seus ritmos quando falam, seja com você ou com outras pessoas. Você também pode fazer isso em novelas, filmes ou até mesmo ao telefone. Você pode fazer isso o tempo todo, a qualquer momento, desde que haja algum tipo de comunicação, aliás, além de palavras, observe também os ritmos dos movimentos corporais que as pessoas usam enquanto se comunicam e use a seu favor da mesma forma. Vamos lá, tente, pois a maior ignorância do mundo é você recusar algo do qual nada sabe. Experimente.

 

 

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: