Se interesse pelo assunto

Se interesse pelo assunto

 

Algo muito comum e com muita frequência que vejo acontecer é quando alguém não entende nada sobre determinado assunto. Parece se sentir constrangido, ou  inferiorizado e como consequência se afasta ou muitas vezes evita ir a lugares onde existe a possibilidade de repetir o fato e dessa forma se desenvolve uma limitação de relacionamento, ou seja, nesta situação onde a pessoa se sente inferior, ela jamais passa daquele ponto, quantas vezes acontece, são as vezes que ela se sente mal. Além de evitar um bom momento, essa pessoa continua na mesma, sempre da mesma forma e não ocorre aí nenhuma evolução.

Essa questão é muito mais simples de resolver do que parece, basta você ter a humildade e aceitar o fato de que não entende de tudo, porém podemos aprender sempre mais e mais. Partindo deste princípio, basta dar o primeiro passo e quando surge a oportunidade de se relacionar com alguém que entende de algum assunto que você não entende, pode ao invés de fugir, demonstrar interesse e fazer algumas perguntas. Você pode não entender do assunto, entretanto, pode respeitar quem entende e valorizar essa pessoa fazendo perguntas, transformando o bate papo em algo interessante, pois normalmente quem entende muito de algum tipo de assunto, gosta de expressar o qye sabe ou mesmo ensinar a quem não sabe. Existem muitas maneiras de fazer rapport nesta situação e uma delas é dando atenção, demonstrar interesse, fazer perguntas, elogiar o conhecimento do outro e assim vai. Use sempre a criatividade e imaginação, como já dizia Albert Einstein, a imaginação é mais importante que o conhecimento. Além disso, tem outra questão; quando você não entende do assunto e fica para fazer perguntas, consequentemente aprende algo novo, ´por mais que não queira, inevitavelmente aprende mais e dessa forma se prepara para outras ocasiões que certamente irão se repetir. Lembre-se, demonstre interesse nos assuntos de todos, principalmente quando sentir vontade de correr, pois é justamente aí que acontecerá o seu crescimento intelectual, emocional e espiritual. 

 

Exercício de hoje – Tire uma ou duas horas para conversar com alguém que entende de algum assunto e que normalmente você não se interessa. Converse com essa pessoa, demonstre interesse no assunto que ela domina, faça perguntas, pergunte de novo mais e mais até que você realmente entenda melhor. Ao mesmo tempo em que aprende algo novo e desenvolve essa habilidade de humildade, perceba o bem que faz a outra pessoa que talvez fique contente com seu interesse e pela oportunidade de demonstrar o quanto ela domina tal assunto. Todos entenderam mais de algo do que outros e vice versa, e agir dessa forma é uma maneira inteligente de estabelecer afinidade e confiança. Existem dois tipos de sabedorias, a inferior e a superior. A inferior é a consciência do quanto sabemos e a superior é a consciência do quanto ainda podemos aprender, mais e mais.

abraços a todos, mas antes me diga algo:  O que você sabe, pode me ensinar um pouco?

ricardo reis

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: