Tonalidade e volume da voz

Tonalidade e volume da voz

 

Como você fala? Qual o volume de sua voz? Será que você tem agradado as pessoas quando fala? Será que alguma vez, você achou que agradou alguém, mas na verdade essa pessoa não via a hora de você parar de falar? Como você sabe, se esta sendo agradável, ou não? O que você faz para realmente prender a atenção de alguém, enquanto fala? Qual o tom de voz que usa? É mais para grave, agudo ou suave? Você sabe qual o tom mais agradável, para cada pessoa?

Gosto de perguntas desse tipo, pois nos ajuda há refletir um pouco, muitas vezes gera certo desconforto, principalmente quando ficamos impacientes e evitamos pensar sobre a pergunta. Trata-se de uma fuga inconsciente, uma espécie de defesa e é justamente aí que está começando um processo de mudança. Quem disse que a mudança não tem um preço?

Indo direto ao ponto, ao se comunicar, em qualquer tipo de relação, preste muita atenção no volume e tom de voz das pessoas. É muito importante usarmos um tom de voz agradável para cada pessoa e isso pode ser diferente de pessoa para pessoa, mas como saber qual o ideal tom e volume em determinado momento?

O segredo é acompanhar, isso mesmo, acompanhar. Nesse caso, esqueça seu tom e volume de voz e se concentre em acompanhar o volume e tom da outra pessoa. Se a pessoa fala mais baixo, fale também. Se essa pessoa aumenta um pouco a voz, acompanhe e aumente também, sempre se igualando, sempre acompanhando. Isso dará a sensação de respeito e atenção ao que ela fala e demonstra que você a está escutando e com isso ela se sentirá muito importante. Se for conversar com um padre, talvez seja interessante falar no mesmo tom que ele, enquanto se for discutir determinado assunto com um italiano, praticamente terá que gritar, parecerá até uma briga, mas pra ele, você será muito agradável. Quando estiver conversando com uma mulher, sejam negócios ou romance, provavelmente usará um tom e volume mais suave, o que provavelmente será muito agradável a ela. A partir de agora, preste atenção no volume e tom de voz, não só das pessoas, mas principalmente no seu. A consciência de uso deste recurso, que antes não era percebido, poderá fazer grandes diferenças nos seus relacionamentos e cada vez mais, estará usando vários recursos de maneira integrada. Propiciando um sucesso garantido.

Exercício de hoje – Repare qual o volume e tom de voz das pessoas que convivem com você. Qual lhe agrada mais? Porque acontece isso? Use tons de voz diferentes com as pessoas e perceba suas reações. Após isso, adapte seu tom e volume de voz de acordo com os delas e perceba a diferença. Se fizer isso durante vinte e cinco dias, ficará tão automático que não precisará mais se esforçar para perceber, pois será natural e muito poderoso. Bom treinamento.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: