Vendas e Hábitos

Vendas e Hábitos

 

 

 

Já dissemos que tudo na vida é venda, pois bem, sabendo que somos observados o tempo todo, como poderíamos conseguir ter uma boa imagem, um belo sorriso, um tom de voz agradável, movimentos adequados e outros detalhes importantes, e manter esses comportamentos o tempo todo para que tenhamos mais oportunidades de sucesso? Você já reparou que todos nós somos movidos pelos hábitos? E que quando algo acontece, automaticamente temos uma reação referente àquela situação, enquanto outra pessoa tem outras reações com a mesma situação? O que será que acontece para que haja essa diferença entre as pessoas? Eu afirmo que os responsáveis por isso são os hábitos, eles fazem com que você responda automaticamente por algo que acontece, o problema é que muitas vezes nós respondemos automaticamente e nos arrependemos logo em seguida, ou então queremos muito mudar algum comportamento indesejável e não conseguimos, pois os hábitos antigos parecem tomar conta e assumir o controle nestes momentos. O que fazer? Bom, a primeira coisa a ser feita é querer, isso mesmo, só é possível conseguirmos algo quando realmente queremos, nenhuma técnica vai funcionar com alguém que não quer, é preciso querer. Mas se você quer e está disposto realmente a conseguir, tudo ficará mais fácil com algumas dicas e técnicas. Tenho notado que um dos problemas das pessoas é que elas acreditam que tudo têm que ser difícil e quando nós damos algumas dicas fáceis de realizar, elas simplesmente nem tentam. Oras se a pessoa diz que quer mudar alguns hábitos e nem sequer usa algumas das dicas simples, o quanto ela está disposta realmente a mudar? Já que nem coisas simples ela está disposta a fazer. Quando alguém me procura e pede uma sugestão sobre como mudar algum hábito, eu oriento e percebo que ela faria muitas coisas, menos aquilo, principalmente por ser tão simples e continua na mesma vida, mesma rotina e mesma reclamação. É interessante perceber que as soluções mais simples são as que causam maiores conflitos emocionais e atingem melhores resultados, fazendo com que perguntemos a nós mesmos, como não pensei nisso antes?

Você quer mudar algum hábito, então vamos lá? Primeiro passo, o que é um hábito? Hábito é uma habilidade exercitada inúmeras vezes, você já deve ter notado que quando você faz algo novo, sente algum desconforto, e com um pouco de prática, depois de algum tempo tudo fica mais fácil, pois é, é assim com tudo em nossa volta. A mente humana aprende por velocidade e repetição, dessa forma quanto mais você pratica uma nova habilidade, mais rápido e eficiente ficam os resultados naquilo em que pratica. Por exemplo, uma pessoa que começa a ter aulas de inglês, como ela nunca viu inglês antes, é comum que sinta um grande desconforto, pois tudo é muito novo. Caso ela repita aquelas palavras, mesmo com dificuldades, todos os dias, depois de algum tempo ela dirá as mesmas palavras com maior facilidade. Também é assim quando temos um novo trabalho, no início tudo é tão confuso, mas depois de algum tempo, tudo fica melhor, somos capazes de até mesmo executar o mesmo trabalho enquanto conversamos com alguém sobre outro assunto. Se por um acaso você têm algum hábito que lhe incomoda, fique sabendo que a única maneira de começar uma grande mudança é se sentindo desconfortável. Tem pessoas que querem o resultado, mas não se sacrificam em passar pelo caminho que leva ao êxito. È justamente essa jornada, esse caminho simples e sem atalho que fará com que você atinja novos hábitos. Vamos ver um exemplo: Um jovem que tem dificuldades de se relacionar com outras pessoas, ele mal consegue dizer bom dia, tudo é muito difícil quando está com outras pessoas. O sonho desse jovem é chegar a um grupo de pessoas e dominar a situação, chamar a atenção com sua habilidade em comunicação, mas ele se sente bem distante disso, o que fazer? Bom a principio, o jovem deverá sofrer um pouco, a primeira vez que ele chegar a um grupo de quatro pessoas, por exemplo, e disser “muito bom dia” com certeza parecerá que desceu um gato arranhando internamente seu pescoço, mas, no entanto ele talvez se surpreenda quando o grupo responder ao muito bom dia, proporcionando ao rapaz um feedback instantâneo, resultado da ação do mesmo. Além disso, este jovem irá se sentir vitorioso por ter sido capaz de fazer algo que parecia tão distante e, no entanto ele acaba de fazer. Ele acaba de descobrir que é capaz e com certeza fica motivado pelo resultado. O próximo muito bom dia será um pouco mais fácil e se ele continuar praticando, praticando,praticando, com certeza depois de um ou dois meses ele se sentirá desconfortável, mas somente quando ele não disser muito bom dia, com um grande sorriso. Isso porque de tanto praticar, sua mente automatizou um tipo de comportamento se transformando em um hábito, mas um ótimo hábito relacionado à educação. Com certeza esse tipo de hábito será muito bem vindo por toda sociedade lhe proporcionando maiores chances de trabalhos e outras oportunidades.

 

Exercício de hoje – escolha algo que normalmente não faz, mas que gostaria de fazer. Vamos supor que queira ser mais educado ou mesmo se mais atencioso qualquer coisa que queira alcançar e que normalmente acredita que tem dificuldade. Escolhido o novo comportamento, comece a praticar, lembre-se que a mente aprende por repetição e se você repetir seja lá o que for umas trinta vezes por dia, por mais difícil que pareça, acredite, o desconforto inicial vai passar e se tornará um hábito. Uma vez que se tornou um hábito, será muito difícil abandoná-lo, pois estará condicionado de maneira automática e inconsciente ao novo comportamento. É simples assim, depende mais de vontade do que de técnica. A pergunta chave é? O quanto você quer mudar ou melhorar? Têm se esforçado suficiente? Você sabe a resposta e isso já é o bastante, pois jamais irá conseguir fugir daí de dentro de você mesmo. Vamos lá, comece agora, só hoje. Depois só amanhã e em seguida só uma semana. Quando notar, terá passado um mês e provavelmente terá conseguido desenvolver esse novo hábito. Vai perceber isso quando mesmo sem pensar, agir com o novo comportamento e só depois se dar conta de que o que você fez foi algo novo e diferente. Nesse momento, meus parabéns, você conseguiu e muitos perceberão. Se gritar durante um bom período e chutar a porta por uma semana, com certeza, irá acordar alguém.

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: