Vocabulário pessoal

Vocabulário pessoal

 

Sabemos que falamos o português e que nesta língua existe um vasto vocabulário para que possamos explorar e enriquecer nosso diálogo das mais variadas formas. Neste livro, vamos ressaltar a importância e o efeito do vocabulário pessoal, que é justamente a respeito das palavras que dentro de nossa língua, são escolhidas pela pessoa que esta se expressando. Dentro de nosso vocabulário, existem sinônimos, que são aquelas palavras diferentes, mas que tem o mesmo significado. Em alguns casos, existem dezenas de palavras diferentes, mas com o mesmo significado. A questão principal é que por algum motivo, algumas pessoas preferem usar algumas palavras ou outras, e o que leva essas pessoas a tomarem essa decisão de escolha? O que as leva a escolher a palavra “interessante” ou “show de bola”, por exemplo. Por que será que alguém que vai viajar para o interior, prefere dizer que lá é “tranquilo” ou “confortável” até mesmo “lugar divino”. Você já deve ter percebido que isso depende de pessoa para pessoa e que em alguns casos, algumas palavras nos fazem lembrar alguém, devido ao número de vezes que essa pessoa usa tal palavra. Na realidade o que menos interessa é o porquê de tudo isso, mas como podemos usar isso a nosso favor. Da mesma forma que você não sabe exatamente, com detalhes, como funciona a lâmpada elétrica, mas usa a luz todos os dias.

O que é interessante, é notar como o vocabulário pessoal é diferente entre nós, como existem preferências na escolha das palavras em um diálogo. Vamos imaginar o seguinte, se você está conversando com um cliente, um amigo, ou mesmo na feira de sua rua, cada palavra são importantes, todas as palavras que saem de alguém, não é em vão, tem um grande valor, é usada justamente porque é o melhor, o mais agradável, a melhor maneira que a pessoa tem de se expressar e isso é um tesouro para construir um excelente rapport.

Quando estiver conversando, escute cada palavra do vocabulário pessoal da outra pessoa, escute com muita atenção e quando for sua vez de falar, use-as. Faça questão de repetir as exatamente às palavras que a pessoa usou com você. Será como uma comunicação direta, prática e eficiente e trará resultados imediato para o relacionamento, ampliando o entendimento no diálogo.

Exercício de hoje – Passe o dia escutando com bastante atenção, quais são as palavras que fazem parte do vocabulário pessoal daqueles que o cercam. Comece a notar quais as palavras que você ainda nem tinha nota do, mas que tais pessoas fazem questão de usar. Algumas dirão que o dia foi show de bola, que foi dez, esplêndido, formidável, fascinante, abençoado e assim por diante. Repita o máximo de palavras que puder perceber que foi usada, pois o inconsciente das pessoas ficará muito interessado em suas palavras, como se vocês se conhecessem há anos e estará feito o rapport. É realmente “SUPIMPA”

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: